Questão 541472 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal de Justiça   - AL (TJAL/AL) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Com relação aos princípios da indexação, assinale a opção correta.

  • A.

    A lista de palavras-chave é considerada uma linguagem controlada, visto que é constituída antes da indexação dos documentos de uma coleção.

  • B.

    A indexação de assuntos é feita com o intuito de esgotar, em termos de exaustividade, todas as possibilidades de representação do conteúdo dos documentos.

  • C.

    A indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades relacionadas, participando, ambas, do processo de preparação da representação do conteúdo temático dos documentos.

  • D.

    A indexação por extração e a indexação por atribuição são realizadas da mesma maneira, ou seja, mediante a conversão da análise conceitual de um documento em um dado conjunto de termos de indexação.

  • E.

    Os três tipos básicos de vocabulário controlado consistem em bibliografia especializada, classificação decimal e tesauro.