Questão 572069 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal de Justiça - RO (TJ/RO) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Com relação a indexação, assinale a opção correta.

  • A.

    Os termos atribuídos pelo indexador têm a função de pontos de acesso, por meio dos quais um documento pode ser localizado e recuperado.

  • B.

    A indexação de assuntos, por consistir na atribuição de cabeçalhos a assuntos, de modo a representar o conteúdo total de itens bibliográficos completos, pode ser considerada uma espécie de catalogação.

  • C.

    O indexador deve realizar leitura integral do documento a fim de apreender seu teor e representar adequadamente seu conteúdo.

  • D.

    Dispor de conhecimento preciso sobre os princípios de indexação é condição suficiente para que o profissional de biblioteconomia realize de forma correta a representação do conteúdo temático dos documentos.

  • E.

    A tradução corresponde à segunda etapa da indexação de assuntos e se refere a toda informação textual de natureza substantiva a ser indexada.