Questão 708587 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

As linguagens de indexação contam com dispositivos para melhorar a indexação, entre os quais: I. Indexação ponderada, em que o indexador atribui a um termo um valor numérico que reflete sua opinião sobre a importância desse termo para indicar o assunto de um documento. II. Elos entre os termos de indexação, empregados para evitar uma relação incorreta entre termos. III. Indicadores de função, que são utilizados para evitar falsas associações. Está correto o que consta em
  • A. II; usados nos casos em que os termos que fazem com que um documento seja recuperado não te nham relação alguma entre si.
  • B. I; quanto mais dominante for o assunto ou mais detalhes o documento contiver sobre um assunto, maior será o seu peso.
  • C. III; é preciso introduzir certa sintaxe na indexação, a fim de eliminar possíveis ambiguidades.
  • D. I, II e III; tratam-se de dispositivos de precisão porque possibilitam um aumento da precisão durante uma busca.
  • E. I e III; tratam-se de dispositivos de revocação porque tendem a melhorar o número de documentos recuperados.