Questão 76627 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Ministério Público da União (MPU) 2007

Cargo: Analista - Área Documentação Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

A figura abaixo ilustra um problema comum em linguagens de indexação que pode dificultar a recuperação da informação. Nos tesauros, esse problema é tratado por um tipo de relação que pode ser estabelecida entre os termos.

Esta situação trata da relação

  • A.

    complementar, representada pelo símbolo TC: ocorre entre termos que não são equivalentes nem formam uma hierarquia, mas são tão associados que se deve tornar essa relação explícita no tesauro.

  • B.

    hierárquica, representada pelos símbolos TG e TE: exprime os graus de superordenação e subordinação entre os assuntos, consistindo de termos genéricos e de termos específicos.

  • C.

    de equivalência, representada pelos símbolos USE e UP: termos que representam o mesmo conceito, ou seja, termos sinônimos ou equivalentes incluídos no tesauro, mas só um será o descritor.

  • D.

    de qualificação ou de marcadores, representada pelo símbolo TQ: são termos utilizados junto aos descritores para esclarecer ou limitar seu significado, diferenciando termos homônimos.

  • E.

    poliierárquica, representada pelo símbolo TP seguido de numeração: trata-se de termos específicos que possuem uma relação direta com mais de um termo genérico, aumentando a precisão do descritor.