Questão 789521 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2009

Cargo: Analista - Área Administração Geral (Subárea: Biblioteconomia / Língua Inglesa)

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Considere que o assunto específico típico em ciência e tecnologia seja um complexo de vários conceitos; que exista grande número desses assuntos específicos, de modo que um índice tende a reunir muitos deles; e que buscas de assuntos específicos e seus aspectos genéricos sejam frequentes, embora a proporção de cada tipo de busca possa variar em situações diferentes.

Com base nas ideias do texto acima, assinale a opção correta.

  • A. Para permitir a reunião dos diversos assuntos, a indexação da informação científica e tecnológica deve adotar termos mais gerais como descritores.
  • B. A indexação da informação científica e tecnológica deve permitir a busca por qualquer termo que componha os assuntos complexos.
  • C. O sistema de indexação da informação científica e tecnológica deve ser inflexível quanto às possibilidades de combinações, para garantir a padronização dos assuntos específicos e dos assuntos gerais.
  • D. A combinação de assuntos complexos só é possível com a utilização de tesauros, pois as listas de cabeçalhos de assunto e as classificações restringem as combinações possíveis entre os assuntos específicos.
  • E. Para referência direta a assuntos específicos de ciência e tecnologia, o melhor recurso é o índice sistemático.