Questão 789528 - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Concurso: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2009

Cargo: Analista - Área Administração Geral (Subárea: Biblioteconomia / Língua Inglesa)

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

Hipertextos e índices possuem características que se assemelham, mas diferem em determinados aspectos. Acerca desses instrumentos de organização da informação, assinale a opção correta.
  • A. As remissivas são adotadas na construção de índices, mas não se aplicam à elaboração de hipertextos.
  • B. A eficiência do sistema de recuperação em hipertextos independe de decisões subjetivas como aquelas tomadas pelo indexador no momento da elaboração de índices.
  • C. A elaboração de índices e hipertextos envolve necessariamente o uso de linguagens documentárias para manter a padronização do vocabulário.
  • D. Os índices estabelecem relações semânticas entre os termos de indexação, mas nos hipertextos são feitas ligações entre palavras, sem levar em conta o seu significado.
  • E. Os termos de indexação utilizados em índices e a organização de nós por meio de vínculos em hipertextos orientam o usuário quanto ao significado e à estrutura dos documentos.