Questões de Concurso de Marketing em sistemas de informação - Biblioteconomia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 847147

Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 39

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Tendo em vista que a biblioteca é uma organização sem fins lucrativos, a adoção de estratégias de marketing em uma biblioteca apresenta vantagens entre as quais NÃO se inclui:
  • A. Atrair novos usuários.
  • B. Estimular o aumento do número de consultas.
  • C. Capacitar os usuários para utilizar os recursos digitais.
  • D. Incentivar os usuários reais a continuar frequentando a biblioteca.

Questão 802219

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Bibliotecário / Questão 84

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue os seguintes itens. Uma das etapas da atividade de formação e desenvolvimento de coleções é o marketing.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 779045

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 30

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em relação ao marketing da informação na internet, a informação eletrônica
  • A. é intrinsecamente pouco diferente da não-eletrônica, devendo ser analisada de forma similar pelo profissional de marketing.
  • B. dificulta agrupar consumidores por dados de similaridade que possibilitam planejar as mais diferentes operações e atividades de marketing.
  • C. tem como característica a distribuição unidirecional de conteúdo.
  • D. é menos complexa, estando restrita apenas por aspectos administrativos.
  • E. possui uma dualidade que amplia o processo mercadológico, pois se comporta tanto como produto como serviço, simultaneamente.

Questão 779046

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 31

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Analise as afirmações abaixo.

I. É admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada.

II. Embora as formas que podem favorecer a prestação de serviços informacionais com o desenvolvimento das atividades de marketing sejam bastante conhecidas, os profissionais da informação têm dificuldade para utilizá-las.

III. O perfil do profissional da informação deve considerar aspectos gerenciais que contemplem a orientação da organização para o marketing como forma de atuação mais efetiva diante das exigências do mercado de trabalho brasileiro.

IV. A maior parte dos gestores interessa-se em promover ou fazer a promoção da informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.

Questão 791822

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Bibliotecário/Documentalista / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. Uma biblioteca pode adotar o marketing de permissão como instrumento de gestão de demanda de seus usuários, de forma a atendê-los antecipadamente nas necessidades deles de informação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 831322

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território - DF (TJDFT/DF) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 82

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à organização e à administração de bibliotecas, julgue os itens seguintes. Promover a capacitação de usuários e a comunicação na Internet são estratégias de endomarketing muito utilizadas pelas bibliotecas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 922990

Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE) 2017

Cargo: Bibliotecário / Questão 34

Banca: Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Nível: Superior

Conforme Rocha, Silva e Maia (2012, p. 2):

 “Marketing é um processo gerencial, que busca a identificação das necessidades dos usuário/cliente e que procura adiantar-se a elas com uma oferta, que assegure que sejam totalmente satisfeitas.”

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa na qual o enunciado traduz uma afirmação INCORRETA acerca do papel do Marketing em Unidades de Informação (U. I.).

  • A. O marketing em U.I. deve colaborar, apenas, para o desenvolvimento de ações culturais.
  • B. Contribui para conhecer as necessidades informacionais de seus usuários a fim de que os produtos e serviços oferecidos sejam desenvolvidos com a finalidade de atender tais necessidades de informação.
  • C. Para uma boa aplicabilidade do marketing, se necessário, observar: a análise, a implementação e o controle de programas com vistas a atingir os objetivos da organização.
  • D. Fornece subsídios para a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos
  • E. Ajuda na melhoria do relacionamento entre a U.I e seus usuários.

Questão 720960

Tribunal Regional do Trabalho / 17ª Região (TRT 17ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 90

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os estudos de organização e métodos relacionam-se aos processos de melhoria contínua de uma biblioteca, pois evitam o desperdício e aumentam a produtividade. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. O marketing informacional opera com informações específicas, o que envolve a criação, divulgação e entrega de valor ao seu cliente, mas não interfere na relação entre as partes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 720961

Tribunal Regional do Trabalho / 17ª Região (TRT 17ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia / Questão 91

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os estudos de organização e métodos relacionam-se aos processos de melhoria contínua de uma biblioteca, pois evitam o desperdício e aumentam a produtividade. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Tradicionalmente, as bibliotecas praticam marketing de massa ou indiferenciado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 890581

Cargo: / Questão 40

Banca:

Nível:

A partir das respostas às questões para a elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades de informação, inicia-se o planejamento do sistema de informação de marketing.

Dentre seus componentes, o sistema de inteligência de marketing é o conjunto de:

  • A. relatórios sobre pedidos, atendimentos, produtos/serviços, preços e controles internos;
  • B. dados, sistemas, ferramentas e técnicas de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente, transformando-as em base para a ação de marketing;
  • C. procedimentos e fontes usados por gestores para obter informações atualizadas sobre os desenvolvimentos ocorridos no ambiente de marketing;
  • D. informações resultantes da pesquisa de mercado (planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing);
  • E. métodos, atividades, tarefas, ações e medidas por meio dos quais as metas e os objetivos podem ser alcançados.