Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Normas técnicas para a área de documentação

Texto para as questões 25 e 26

O intercâmbio de informações é um dos grandes desafios para as redes de bibliotecas. Para a consecução dessa tarefa, a padronização dos registros bibliográficos é uma ação-chave, por possibilitar a melhoria dos processos de busca e recuperação da informação. Assim, as normas técnicas de documentação são instrumentos imprescindíveis ao aperfeiçoamento da disseminação e do acesso à informação.

Com base na NBR n.º 6.023/2002, assinale a opção correta.

  • A.

    Edição corresponde a qualquer suporte que contenha informação registrada, forme uma unidade e possa servir para consulta, estudo ou prova.

  • B.

    Suplemento é o documento que se adiciona a outro, com o qual mantém relação apenas editorial e não física, para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.

  • C.

    Editora compreende casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial e editor, o responsável intelectual ou científico pela reunião dos artigos integrantes da publicação.

  • D.

    Define-se monografia como a publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas, destinada a ser continuada indefinidamente.

  • E.

    A definição de publicação periódica inclui a definição de coleção ou série editorial.