Biblioteconomia Organização e tratamento da informação Normas técnicas para a área de documentação

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio de seu comitê brasileiro de informação e documentação, atua na normalização no campo da informação e documentação, compreendendo as práticas relativas a bibliotecas, centro de documentação e informação, serviços de indexação, resumos, arquivos, ciência da informação e publicação por meio da edição de normas específicas. Acerca das normas técnicas brasileiras para documentação, assinale a opção correta.

  • A.

    As informações indispensáveis à identificação do documento são consideradas os elementos essenciais da referência. Os elementos complementares, por sua vez, são as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos.

  • B.

    A NBR 10.520:2002 que fixa as condições exigíveis para a apresentação de elementos que constituem o artigo é destinada a autores e editores de periódicos de natureza técnico-científica.

  • C.

    A especificação dos elementos a serem incluídos em referências, a ordem dos elementos, o estabelecimento das convenções para transcrição e a apresentação da informação originada dos documentos e(ou) outras fontes de informação são objeto da NBR 6.022:1994.

  • D.

    As normas técnicas brasileiras de documentação não consideram, em suas especificações, as características dos documentos digitais.

  • E.

    A NBR 6.021:1994 especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações, visando a apresentação diante de uma banca.