Biblioteconomia Organização e administração de bibliotecas

É fundamental que as bibliotecas ou outras unidades de documentação e informação, em qualquer tipo de organização, definam quais são os seus objetivos gerais, relacionados com a instituição e com a comunidade a que servem para que, de acordo com esses objetivos, seja definida a sua política de desenvolvimento de acervos. Essa postura contempla o princípio pelo qual os produtos devem ser desenvolvidos com base no conhecimento do público a que se destina. A única alternativa incorreta, quando confrontada com o texto acima, é:

  • A.

    O serviço bibliotecário não é somente a provisão de livros mas, sim, tornar disponível o livro certo ao leitor certo, pois que, sem um leitor, o livro é inútil, e sem leitores, a biblioteca está morta.

  • B.

    No caso de bibliotecas, o estudo de comunidade é fundamental, pois a seleção de materiais bibliográficos mais adequada é aquela que realiza os objetivos da função da biblioteca, com base no conhecimento da comunidade a ser servida.

  • C.

    Os livros a serem adquiridos por uma biblioteca devem estar de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do seu usuário

  • D.

    No uso dos recursos para compra de acervo em bibliotecas de instituições bancárias é fundamental que sejam atendidos prioritariamente os departamentos de maior tradição, haja vista que deles depende a boa imagem da instituição na sociedade.

  • E.

    Os livros devem ser selecionados para atender às necessidades dos usuários e não ao que o bibliotecário imagina serem aquelas necessidades.