Questão 35434 - Organização e tratamento da informação

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação

Os sistemas de classificação são linguagens documentárias, ou seja, sistemas artificiais de signos normalizados que permitem representação mais fácil e efetiva de certo conteúdo documental, com o objetivo de recuperar manual ou automaticamente a informação de que o usuário necessita. Dentre os vários tipos, pode-se dizer que a classificação

  • A. facetada consiste em classificar um objeto/assunto sob seus diversos aspectos, como por exemplo: personalidade, matéria, energia, espaço e tempo.
  • B.

    documental prescreve um universo de conhecimento subdividido em classes sucessivamente menores, que incluem todas as possíveis classes compostas (relações sintáticas).

  • C.

    analítica é utilizada quando se pressupõe a organização de documentos ou outros tipos de informação com o propósito de facilitar sua localização.

  • D.

    enumerativa, que sistematiza fenômenos físicos e define uma base para a sua explicação e entendimento, também se denomina classificação científica ou taxonômica.

  • E.

    facetada reconhece somente a CDU e a CDD como ferramentas específicas segundo a International Society for Knowledge Organization (ISKO).