Biblioteconomia Organização e tratamento da informação

Em relação a vocabulários controlados, analise:

I. Qualificador é um termo usado para diferenciar homógrafos. Não é considerado parte do termo ou cabeçalho de assunto e, muitas vezes, aparece como nota de escopo.

II. O qualificador não deve ser usado para representar conceitos compostos, como em tênis (couro). A palavra couro, aqui, é usada para indicar um tipo de tênis em vez de especificar o domínio do termo tênis. O uso apropriado de qualificadores para este caso seria: tênis (esporte) e tênis (calçado).

III. Sempre que o uso permitir, deve-se empregar termos compostos no lugar de qualificadores, como em: tolerância religiosa em vez de tolerância (religião).

Pode-se afirmar que

  • A.

    II está incorreta: o uso de qualificador para identificar o tipo ou característica de um conceito é tão comum quanto para especificar o seu domínio.

  • B.

    I está incorreta: o qualificador faz parte do termo e, idealmente, consiste de uma única palavra mais abrangente do que o termo qualificado.

  • C.

    III está incorreta: sempre que possível, deve-se usar qualificadores em vez de termos compostos, como em tolerância (religião) em vez de tolerância religiosa.

  • D.

    I, II e III estão corretas: as regras para o uso de qualificadores fazem parte de diretrizes que objetivam padronizar e dar consistência a instrumentos de controle terminológico.

  • E.

    I, II e III estão incorretas: na I, qualificador serve para distinguir sinônimos; na II, ele deve ser usado tanto em conceitos simples como em compostos; e na III, o uso de termos compostos ou de qualificadores é opcional.