Biblioteconomia Organização e tratamento da informação

Avalie as afirmativas a seguir relacionadas a vocabulários controlados:

I. Em geral, a homonímia entre termos não ocorre porque a atividade terminológica se dá sempre em uma área de assunto específica. Entretanto, quando ocorrer, um qualificador deve ser usado para resolver a ambiguidade.

II. A sinonímia ocorre quando um conceito pode ser representado por diferentes termos que têm significado igual ou semelhante. Nesse caso, um desses termos deve ser identificado como termo autorizado (descritor), enquanto os demais sinônimos ou variantes são listados como termos não autorizados.

III. Vários tipos de relações sintáticas podem ser identificados entre os termos de uma área de assunto, incluindo relações de equivalência, hierárquicas e associativas.

Ocorre que

  • A.

    todas estão incorretas; a primeira se refere à sinonímia, a segunda, ao problema de homônimos e a terceira, às relações entre conceitos.

  • B.

    a terceira está incorreta; entre os termos de um vocabulário controlado, as relações são semânticas.

  • C.

    a primeira está incorreta; embora na língua geral a homonímia total não ocorra, na área técnica ela é mais frequente do que se imagina.

  • D.

    a segunda está incorreta; a sinonímia ocorre quando um termo comporta mais de um significado, representando mais de um conceito.

  • E.

    todas estão corretas; o controle da ambiguidade e dos sinônimos e a definição de relações entre termos são princípios fundamentais na elaboração de vocabulários controlados.