Questão 695364 - Organização e tratamento da informação

Concurso: Petrobras 2012

Cargo: Bibliotecário Júnior

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e tratamento da informação

Qual dos seguintes trechos de artigos que utilizam o sistema de chamada autor-data está de acordo com as prescrições da NBR 10520 da ABNT para citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente?
  • A. No atual ambiente de negócios, caracterizado pelo acirramento da concorrência e por mudanças crescentes, o potencial da tecnologia de informação e comunicação (TIC) está sendo utilizado para alavancar a vantagem competitiva de empresas na grande maioria das indústrias. Apoiadas pelo desenvolvimento das telecomunicações, as aplicações de TIC, com base principalmente na internet, redefiniram inúmeros processos de negócios nas organizações (Davenport e Prusak, 1997; Luftman, 1996; Mata, Fuerst e Barney, 1995; McGee e Prusak, 1993).
  • B. No atual ambiente de negócios, caracterizado pelo acirramento da concorrência e por mudanças crescentes, o potencial da tecnologia de informação e comunicação (TIC) está sendo utilizado para alavancar a vantagem competitiva de empresas na grande maioria das indústrias. Apoiadas pelo desenvolvimento das telecomunicações, as aplicações de TIC, com base principalmente na internet, redefiniram inúmeros processos de negócios nas organizações (Davenport e Prusak, 1997; Luftman, 1996; Mata, Fuerst e Barney, 1995; McGee e Prusak, 1993).
  • C. Na literatura existem diversos trabalhos utilizando técnicas de análise de sobrevivência ou confiabilidade (LAWLESS, 1982 e NELSON, 1990) para a análise da durabilidade de determinados equipamentos instalados em poços de petróleo e alguns poucos que consideram o estudo da durabilidade do poço como um sistema. Bardy apresenta uma análise de tempos de operação de equipamentos de bombeio centrífugo submerso, instalados em poços de petróleo, utilizando o modelo probabilístico Weibull (COLOSIMO & GIOLO).
  • D. No campo do apoio à tomada de decisão na presença de múltiplos critérios, a formulação do problema tem sido tratada por meio da denominada estruturação do problema (MONTIBELLER NETO et al., 2008; ENSSLIN, MONTIBELLER NETO & NORONHA, 2001; ROSENHEAD & MINGERS, 2008; BELTON, ACKERMANN & SHEPERD, 1997). No caso específico do estudo de caso aqui apresentado, a estruturação do problema se deu a partir de discussões de técnicos de diversas especialidades [...].
  • E. Esta questão está também fortemente relacionada com os passos a serem seguidos no processo decisório, como: definição dos critérios, modelagem das preferências, estruturação do problema e a escolha do método de apoio à decisão a ser adotado (ALMEIDA, 2009; VINCKE, 1992). A literatura é rica em métodos multicritério para apoio à tomada de decisão. Entre estes, os métodos da família PROMETHEE (Preference Ranking Method for Enrichment Evaluation), que objetivam construir relações de sobreclassificação de valores em problemas de tomada de decisão (VINCKE, 1992).