Biblioteconomia Planejamento, gestão da informação e do conhecimento Gestão do conhecimento Resumos e índices: tipos e funções.

Em relação às técnicas de resumo, analise:

I. O resumo mantém uma relação de contiguidade e de semelhança com o texto que lhe dá origem, já que procura reter a sua estrutura informacional.

II. O resumo é um caso particular de paráfrase seletiva que consiste em: a) extrair de um texto informações julgadas essenciais e b) reformular essas informações de maneira a se chegar a um novo texto coerente e coesivo.

III. A seleção é uma das operações centrais dos processos que visam a obter representações condensadas. Pressupõe a atribuição de valor ao conjunto de informações do texto, respeitando a hierarquia estabelecida pelo próprio autor.

Pode-se afirmar que

  • A.

    III está incorreta: a seleção não deve atribuir valor às informações; ao contrário, deve ser isenta e imparcial.

  • B.

    I está incorreta: o resumo não mantém relação de semelhança com o texto original, pois se constitui em um texto novo e independente.

  • C.

    II está incorreta: o resumo é um caso típico de paralinguagem, que consiste em selecionar palavras- chave para representar um texto.

  • D.

    I, II e III estão corretas: tratam de características importantes que devem ser consideradas na elaboração de resumos.

  • E.

    I, II e III estão incorretas: na primeira, o resumo não retém a estrutura informacional do texto; na segunda, objetiva elaborar novas informações; e na terceira, a hierarquia é dada pelo resumidor.