Biblioteconomia Planejamento, gestão da informação e do conhecimento Gestão do conhecimento Resumos e índices: tipos e funções.

A construção de tesauros envolve dois aspectos básicos: a seleção do vocabulário e o estabelecimento de relações entre os termos. Em geral, o primeiro é baseado em dois princípios:

I. garantia literária – a identificação e reunião dos termos devem basear-se na literatura da área, incluindo fontes primárias e secundárias.

II. endosso do usuário – os termos que irão integrar o vocabulário devem ser confirmados por aqueles que irão usar o sistema.

É correto afirmar que

  • A.

    ambos os itens estão corretos; os termos do tesauro devem estar de acordo com os usados na tarefa de recuperação da informação.

  • B.

    ambos os itens estão incorretos; no I, o vocabulário deve ser extraído apenas das fontes primárias e no II, o princípio é garantia do usuário.

  • C.

    ambos os itens estão incorretos; o processo de seleção do vocabulário é baseado nos métodos dedutivo e indutivo.

  • D.

    o item I está incorreto; é a definição dos termos selecionados que deve ser baseada nas principais fontes do domínio do tesauro.

  • E.

    o item II está incorreto; é o levantamento dos termos do vocabulário que deve ser feito junto à comunidade usuária do sistema.