Biblioteconomia Recursos e serviços de informação Serviço de referencia

O serviço de referência pode ser estruturado de acordo com a natureza de suas diferentes atividades em: I. provisão de documentos: circulação, consulta local, empréstimo entre bibliotecas, comutação, preparação de traduções. II. provisão de informações: questões de referência, serviço referencial para outras fontes, acesso a bases de dados. III. provisão de auxílio bibliográfico: localização de material, verificação de referências, levantamentos bibliográficos. IV. serviço de alerta: murais, circulação de periódicos, sumários correntes, DSI. V. orientação ao usuário: cursos de orientação, guia da biblioteca, promoção dos serviços. É correto afirmar que
  • A. o item V está incorreto; a promoção dos serviços é uma função própria da atividade de marketing.
  • B. todos os itens estão incorretos; o serviço de referência é um processo, por isso, não pode ser entendido de maneira fragmentada e estanque.
  • C. o item I está incorreto; a preparação de traduções não faz parte das atribuições de um serviço de referência.
  • D. o item IV está incorreto; a circulação de periódicos é responsabilidade do serviço de provisão de documentos (circulação e empréstimo).
  • E. todos os itens estão corretos; os serviços de provisão de informações constituem o serviço de referência propriamente dito.