Biblioteconomia Tecnologias da informação

A adoção de tecnologias de informação e comunicação, por parte das bibliotecas e de outras unidades de informação, potencializou as atividades de disseminação da informação. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Agregadores de conteúdos, como o RSS feeds, permitem a colaboração entre usuários de modo que novos recursos informacionais possam ser criados conjuntamente e compartilhados na Internet.

  • B.

    A disseminação seletiva da informação é um serviço que se refere à canalização de novos itens de informação, vindos de quaisquer fontes, para aqueles pontos em que a probabilidade de utilização, em correspondência com o interesse do usuário, seja alta.

  • C.

    Os benefícios do uso de redes sociais como Facebook, MySpace e Twitter restringem-se à melhoria da comunicação entre a biblioteca e seus usuários, portanto não se estendem às atividades de disseminação da informação.

  • D.

    Com o advento da Web 2.0, os serviços de disseminação seletiva da informação mantidos por bibliotecas estão obsoletos e cada vez mais em desuso.

  • E.

    O planejamento e a execução de serviços de disseminação da informação em ambiente digital, diferentemente daqueles com base no ambiente tradicional, prescindem dos padrões de comportamento e necessidades informacionais dos usuários.