Um bibliotecário acaba de ser contratado como gerente de um sistema de bibliotecas, ligado a um tribunal federal, com sede em Brasília – DF e representações em todos os estados brasileiros. O referido órgão deseja que esse profissional coordene o pessoal técnico do sistema, no sentido de modernizar todos os seus processos e atividades, disponibilizando todas as informações passíveis de serem acessadas, via rede de computadores, a WWW e via a Internet. Tendo em vista que a biblioteca virtual apresenta-se hoje como uma alternativa para ampliar as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações de maneira globalizada, qualitativa, pertinente e racional, aliando o acesso local ao acesso remoto, com base nas redes de telecomunicação disponíveis, é intenção desse órgão tornar virtual todos os serviços prestados pelo sistema, incluindo sua participação, de forma cooperativa, com outros sistemas congêneres nacionais ou internacionais.

Considerando a situação hipotética descrita e os diversos aspectos da modernização dos sistemas de informações na área de biblioteconomia no contexto eletrônico, julgue os itens a seguir.

Em relação à informação, verifica-se, na história, a transição do manuscrito para o impresso e a do impresso para o digital. Essa mudança forçou não apenas a modernização das atividades práticas das bibliotecas ou similares, como a revisão das teorias dentro da ciência da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado