Em relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), considere:

I. A Classificação Decimal de Dewey, calcada na classificação das ciências de Francis Bacon, possui dez classes que são baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos – memória, imaginação e razão – e divididas continuamente, do mais geral ao mais específico.

II. O índice relativo é uma importante característica da CDD, que a acompanha desde a sua criação, isso porque uma das operações básicas para encontrar um número de classificação para qualquer assunto é consultar o índice para localizar o tópico desejado e o número que lhe é atribuído e, então, verificar esse número nas tabelas principais.

Ocorre que

  • A.

    II está incompleto; o índice relativo da CDD não remete apenas ao número de classificação, mas à classe principal e ao número da página.

  • B.

    I está incorreto; a divisão do conhecimento de Bacon é baseada em cinco grupos: gênero, espécie, diferença, propriedade e acidente.

  • C.

    II está incorreto; para atribuir um número de classificação que represente um assunto, o classificador deverá ir diretamente às tabelas.

  • D.

    I e II estão incorretos; as classes da CDD são divididas do mais específico ao mais geral e o índice foi incorporado depois da sua criação.

  • E.

    I e II estão corretas; o sistema decimal permite a divisão hierárquica das classes, enquanto o índice relaciona os assuntos em ordem alfabética.