Questão 964875

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 84

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue os seguintes itens.

A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964876

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue os seguintes itens.

Saber distinguir as características do saber científico e do senso comum constitui habilidade didática necessária a professores de biologia.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964877

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue os seguintes itens.

Na visão construtivista, a habilidade didática deve ser plenamente favorecida, em detrimento da competência disciplinar.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964878

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 87

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue os seguintes itens.

O modelo de ensino construtivista desenvolvido por Piaget defende que o professor deve dar informações como fonte de motivação, valorizando a competência disciplinar.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964879

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964880

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964881

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 90

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964882

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 91

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964884

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 93

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.

A teoria comportamentalista baseava-se em ideias de condicionamento operante e na taxonomia dos objetivos educacionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964885

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 94

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.

A colocação do aluno diante de problemas e a valorização da aprendizagem pela experimentação e descoberta são características do cognitivismo.
  • C. Certo
  • E. Errado