Biologia Biologia Animal

Um professor de Biologia pediu para que seus alunos fizessem uma pesquisa sobre animais de diferentes filos e escolheu cinco deles para resumir o que descobriu sobre o animal escolhido. Cada um leu para a turma a sua pesquisa.

Júlia – Descobri algumas características do caracol. Ele é um gastrópode que possui pé, antenas, massa visceral e nefrídios para a excreção. A cavidade do manto funciona como um pulmão e apresenta sistema cardiovascular fechado. É o único desse filo que não apresenta rádula para raspar o alimento.

Gabriela – Pesquisei sobre a anêmona do mar. Ela pertence ao filo Cnidários e possui simetria radial quando adulto e bilateral quando larva. Possui sistema digestório completo e células de defesa conhecidas como cnidócitos.

Heitor – O animal pesquisado foi a sanguessuga. Ela possui metameria, ventosas, excreção por nefrídios, clitelo, entre outras características. Pertence ao mesmo filo da lesma e da minhoca, ou seja, filo Annelida.

Fernando – O gafanhoto, da qual pesquisei, é um inseto, que pertence ao filo Arthropoda. Ele possui três pares de patas, um par de antenas, excreta por túbulos de Malpighi e realiza a respiração traqueal. À medida que esse animal realiza troca do seu exoesqueleto quitinoso, periodicamente, ele consegue crescer.

Mônica – O animal da qual pesquisei foi o cavalo-marinho. Ele é um peixe ósseo e pertence ao filo Cordado e subfilo Vertebrado. Ele possui respiração branquial, circulação fechada e excreta muita ureia. Como ele é um animal Cordado, a sua notocorda se transformou na coluna vertebral durante a fase embrionária. O professor após a apresentação comentou sobre alguns equívocos, e o único aluno que não cometeu erros foi

  • A.

    Júlia.

  • B.

    Gabriela.

  • C.

    Heitor.

  • D.

    Fernando.

  • E.

    Mônica.