Biologia Biologia Celular Biologia molecular

O conceito de pareamento de bases, proposto por Watson e Crick em 1953, foi essencial para a determinação dos mecanismos de replicação, transcrição e tradução dos ácidos nucléicos. O entendimento da estrutura do DNA, do RNA, dos genes, dos cromossomos e da síntese protéica é fundamental para o entendimento da atividade celular. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Tanto em procariotos quanto em eucariotos, o DNA é composto por cadeias arranjadas em dupla hélice.

  • B.

    Durante a replicação, as enzimas topoisomerases diminuem a tensão nas regiões onde as fitas de DNA se separam e se desenrolam.

  • C.

    Em termos estruturais, um gene contém a seqüência de DNA e codifica os componentes estruturais do produto gênico ao longo da seqüência de DNA adjacente à terminação 5' do gene, que regula a sua expressão.

  • D.

    O pareamento de bases no RNA pode ser extenso, e as estruturas em alças simétricas e regulares são importantes para a ligação de moléculas, como as enzimas, que interagem com regiões específicas do DNA.

  • E.

    Tipos menos abundantes de RNA podem desempenhar atividade enzimática, servir como primers para a replicação do DNA, ou podem estar envolvidos no splicing e nas reações de modificação que ocorrem durante a maturação dos RNA precursores.