Biologia Biologia Celular Biologia molecular

Os conhecimentos biológicos têm afetado cada vez mais a vida das pessoas, seja pelas possibilidades de sua aplicação nos campos da produção de alimentos e da saúde, seja pelos conflitos morais e éticos decorrentes dessa aplicação. Esta interferência do homem na natureza se dá por meio da engenharia genética, com aplicação de técnicas moleculares. Sobre este tema, destaque a afirmação CORRETA:

  • A.

    O objetivo dos cientistas é criar novas espécies, aumentando a produtividade e minimizando, por conseqüência, o uso de herbicidas.

  • B.

    A aplicação da engenharia genética nos alimentos teve origem em países do terceiro mundo, que apresentam uma grande incidência de pragas na agricultura.

  • C.

    Modificar um organismo geneticamente significa autofencundar espécies diferentes, para se obter uma espécie nova que não ocorre naturalmente.

  • D.

    A modificação genética dos alimentos consiste na transferência de material hereditário de um organismo para outro receptor, gerando novas combinações genéticas.

  • E.

    Os ambientalistas defendem o uso da engenharia genética, pois os seus efeitos são totalmente previstos e controlados, não trazendo perigos para a humanidade.