Biologia Biologia Celular Biologia molecular

A engenharia genética, também chamada de tecnologia do DNA recombinante, é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Sobre engenharia genética, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    Nos plasmídios bacterianos há uma região de origem de replicação semelhante a do cromossomo bacteriano, o que permite que ele se duplique e seja distribuído para as célulasfilhas no momento da divisão celular.

  • B.

    Genes saltadores ou transpossomos são genes com propriedades para resistência a antibióticos e que passam de uma molécula de DNA para outra.

  • C.

    Os genes de um fago são semelhantes aos genes da célula hospedeira, de modo que as enzimas da bactéria, responsáveis pela transcrição do DNA, não os distinguem dos genes bacterianos e passam a transcrevê-los.

  • D.

    As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição que tem a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos.

  • E.

    Em um experimento de engenharia genética, pesquisadores introduziram em células bacterianas uma sequência de DNA ativo, responsável pela produção de insulina humana. Porém, a síntese desse hormônio não foi possível porque excetuando-se a referida sequência de DNA, as bactérias não apresentam os componentes necessários à síntese de proteínas.