Biologia Ecologia Biomas e Domínios

O estuário na região litorânea do Brasil é um sistema costeiro caracterizado pela mistura de água salina e água doce dos rios que desembocam no mar. O manguezal se destaca como um hábitat favorável ao desenvolvimento e à reprodução de certos organismos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Vários grupos de insetos estão representados por espécies capazes de viver no mangue. Muitos insetos como borboletas, besouros e moscas têm suas larvas fitófagas, alimentando-se da fauna de mangue.

  • B.

    A maioria dos peixes de áreas costeiras, explorados comercialmente pela população humana, como sardinhas, tainhas, robalos e camarões, independem dos manguezais para sua sobrevivência, por serem marinhos.

  • C.

    O manguezal é um ecossistema integrante do estuário marinho, habitado em toda a sua extensão por animais endógenos, que variam de formas microscópicas até grandes peixes, aves, répteis e mamíferos.

  • D.

    Muitas espécies de aves se alimentam de peixes e crustáceos no mangue, e, em uma íntima relação com o ambiente, seus dejetos servem de adubo, o que torna esse ecossistema ainda mais rico e produtivo.

  • E.

    Torna-se inexequível agrupar a fauna encontrada em manguezais em residente, semirresidente e visitante em função da variabilidade de hábitos alimentares, como é o caso dos herbívoros que comem material de origem vegetal.