Biologia Ecologia Biomas e Domínios

Os processos de decomposição na estrutura trófica de ambientes naturais resultam em processos tanto bióticos quanto abióticos. A decomposição, portanto, ocorre através de transformações de energia dentro de e entre os organismos, sendo uma função absolutamente vital dos ecossistemas.

De acordo com o texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Muitos dos materiais tóxicos que os seres humanos acrescentam nos ecossistemas, como herbicidas e pesticidas, são derivados do benzeno, que apresenta potencial elevado de degradabilidade e que, por ser volátil, provoca problemas de toxicidade.

  • B.

    O mundo anaeróbio representa o mundo primitivo — acreditase que as primeiras formas de vida eram eucariontes — uma vez que o mundo anaeróbio foi posteriormente substituído, expandindo a biodiversidade de organismos decompositores.

  • C.

    Os compostos inorgânicos utilizados nos processos de decomposição microbiana servem de escoadouros da energia fixada posteriormente na fotossíntese, definindo o máximo de eficiência em processos de decomposição conjugada.

  • D.

    Os produtos mais resistentes da decomposição acabam como substâncias húmicas — componente universal dos ecossistemas —, que são condensações de compostos aromáticos combinados com os produtos da decomposição de proteínas e polissacarídeos.

  • E.

    As comunidades de decompositores que existem na biosfera consistem em tipos de espécies denominadas saprófitas, que pela ação sequencial conseguem, de forma geral, decompor os animais e vegetais em velocidade similar.