Questões de Concurso de Bioquímica - Biologia

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Questão 964842

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue os itens a seguir.

A estrutura indicada pelo número 1 utiliza moléculas de ácidos graxos e glicose para a produção de calor, além de participar de outros processos do metabolismo celular.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964845

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue os itens a seguir.

Substâncias como glicose e alguns aminoácidos podem penetrar nas células eucarióticas através da membrana por difusão facilitada, sem gasto de energia, sendo a difusão processada a favor de um gradiente com o auxílio de uma molécula transportadora ou permeasse.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964846

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue os itens a seguir.

A cromatina, presente no núcleo célula, é constituída por ácido desoxirribonucleico (DNA) associado a proteínas, como as histonas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 968362

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 36

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes IA e IB, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O” pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O”. Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos IA IB i.

Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A. 25% dos descendentes do cruzamento de pais com genótipo Hh IAIB podem doar sangue para todos os irmãos.
  • B. Indivíduo com genótipo hh IAIB pode ser considerado doador adequado para todos os indivíduos com diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO.
  • C. Indivíduos com genótipo hh IAIB podem receber sangue do tipo O sem correr o risco de desenvolver reações contra o sangue recebido.
  • D. O cruzamento de indivíduos com genótipo Hh IAIB pode gerar descendentes com quatro fenótipos diferentes do sistema ABO.
  • E. Todos os indivíduos do grupo O desenvolvem naturalmente memória anti-A e anti-B, mas a reação efetiva contra os antígenos A e B depende de estimulação recente de células de memória.

Questão 851697

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A figura precedente ilustra as fases dos ciclos uterino e ovariano e as variações nos níveis dos hormônios ovarianos. Tendo essa figura como referência e considerando os aspectos fisiológicos do ciclo menstrual e do controle hormonal nesse ciclo, julgue os itens seguintes.

A curva indicada pela letra “d” na figura representa a secreção do hormônio luteinizante (LH), que é liberado pelo ovário e estimula a proliferação do endométrio.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851721

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 113

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os aspectos morfológicos e fisiológicos relacionados aos sistemas sensoriais, julgue os próximos itens. O glutamato monossódico, empregado como realçador de sabor, estimula os botões gustativos mais sensíveis ao sabor amargo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851722

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os aspectos morfológicos e fisiológicos relacionados aos sistemas sensoriais, julgue os próximos itens. Os otólitos são pequenos grãos de carbonato de cálcio que têm a função de controlar a posição do nosso corpo, ou seja, manter o equilíbrio postural.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851723

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 115

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os aspectos morfológicos e fisiológicos relacionados aos sistemas sensoriais, julgue os próximos itens. São três as classes de nociceptores que mediam o processo de nocicepção: mecânicos, térmicos e silenciosos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851724

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 116

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os aspectos morfológicos e fisiológicos relacionados aos sistemas sensoriais, julgue os próximos itens. A ausência de vitamina A pelas membranas dos bastonetes, células fotorreceptores da retina, é causa comum de daltonismo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 871855

Secretaria de Estado da Gestão e Previdência - MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Ambiental - Área Bioquimico / Questão 28

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A atuação do Bioquímico em análises de amostras ambientais dá suporte para diversas atividades do setor público, previstas em legislação. Considere as assertivas abaixo.

I. Gerar dados para Relatório de Qualidade Ambiental sobre a situação qualitativa e quantitativa dos Recursos Hídricos de domínio do Estado, atividade prevista na Lei Estadual no 8.149 de 15 de junho de 2004. Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos.

II. Analisar amostras de esgotos e demais resíduos líquidos, sólidos ou gasosos gerados após outorga de direito de uso de recurso hídrico, atividade prevista no Decreto no 27.845, de 18 de novembro de 2011 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos, o Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos, com relação às águas superficiais.

III. Analisar, continuamente, a qualidade química e bacteriológica das águas subterrâneas, atividade prevista no Decreto no 28.008 de 30/01/2012 que Regulamenta a Lei no 8.149, de 15 de junho de 2004 e a Lei no 5.405, de 08 de abril de 1992.

IV. Fornecer resultados de análises microbiológicas e físico-químicas de amostras ambientais, para subsidiar estudos de impacto ambiental e respectivos relatórios, atividade prevista na Lei Estadual no 5.405 de 08 de abril de 1992.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.