Biologia Biologia Celular Bioquímica

Os carboidratos são moléculas orgânicas amplamente distribuídas na natureza. A maioria apresenta como fórmula geral (CH2O)n. Bioquimicamente, são uma importante fonte de energia, além de servirem como esqueleto de carbono para variadas estruturas e funções celulares. Com base nas características químicas e funcionais dos grupos de carboidratos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os polissacarídeos são caracterizados por apresentarem, em sua estrutura química, unidades repetidas de monossacarídeos, unidos por ligações glicosídicas. Um exemplo é o amido, uma importante reserva energética dos tecidos animais.

  • B.

    Os monossacarídeos são os açúcares mais simples compostos por poucos átomos de carbono. São os monômeros a partir dos quais os carboidratos maiores são formados. Na célula, sua atuação está limitada a papéis de fornecimento de energia para o seu metabolismo.

  • C.

    Os oligossacarídeos podem apresentar grupos funcionais adicionais a sua estrutura química, que lhes conferem propriedades especiais. Na superfície celular, frequentemente estão ligados a proteínas e lipídeos, constituindo moléculas importantes no reconhecimento celular.

  • D.

    Os dissacarídeos consistem em dois monossacarídeos unidos por ligações covalentes. Sua importância biológica está relacionada ao fato de formarem importantes estruturas nas células vegetais como a parede celulósica.