Biologia Biologia Celular Bioquímica

Muitos produtos para uso medicinal são produzidos por meio de técnicas biotecnológicas. Um exemplo é a produção da proteína denominada ativador de plasminogênio tecidual (APT), utilizada no tratamento de pacientes que sofreram ataque cardíaco ou derrame cerebral. Com base nos conhecimentos a respeito da produção de proteínas recombinantes, é possível fazer a seguinte afirmação:

  • A.

    Por ser de origem humana, a proteína recombinante APT precisa ser expressa em cultura de células de mamíferos que possuem a maquinaria celular para o processamento da proteína.

  • B.

    A sequência nucleotídica do gene para a síntese da proteína APT recombinante pode ser obtida de moléculas de RNA mensageiro.

  • C.

    Pode-se utilizar plasmídeos extraídos de diferentes vírus, como vetor de expressão da proteína recombinante APT, desde que os genes relacionados a patogenicidade do vírus sejam deletados.

  • D.

    Para o isolamento da sequência nucleotídica da proteína APT é necessário utilizar enzimas com atividade nucleásica como a DNA ligase.