Biologia Biologia Celular Bioquímica

Os físicos definem energia como a capacidade de realizar trabalho, que ocorre quando uma força age sobre um objeto pela distância. Em Bioquímica, a energia representa a capacidade de mudança. Todos os seres vivos necessitam obter energia do ambiente – nenhuma célula produz energia. Na realidade, segundo uma das leis fundamentais da Física, ela não é criada nem destruída. Entretanto, a energia pode ser transformada de um tipo em outro. As mitocôndrias são organelas eucarióticas que atuam nesse processo de transformação de energia, através da respiração celular. Analise, então, as afirmativas a seguir sobre a respiração celular e marque a alternativa correta.

  • A.

    Na fase anaeróbica, ocorre a oxidação total da glicose. Uma molécula de glicose assimilada por uma célula entra na rota glicolítica, consistindo-se de 8 reações, que convertem a molécula de glicose em duas moléculas de ácidos pirúvicos.

  • B.

    A oxidação do piruvato a acetato é o elo entre glicólise e respiração celular. Essa reação é catalisada por um enorme complexo enzimático que está vinculado à membrana mitocondrial interna, produzindo o grupo acetil e liberando CO2. Parte da energia dessa reação é preservada pela redução do NAD+ para NADH + H+.

  • C.

    O acetil é o ponto de partida para o ciclo do ácido tricarboxílico. Essa rota, que consiste em dez reações, oxida parcialmente o acetil a duas moléculas de CO2 e ocorre na matriz mitocondrial.

  • D.

    Do funcionamento da cadeia respiratória resulta o transporte passivo de prótons (H+ ) a favor do seu gradiente de concentração, através da membrana interna da mitocôndria, da matriz para o espaço intermembrana. Esses H+ podem difundir-se através da membrana, passando por um canal proteico específico, denominado ATP quinase, que conecta o movimento de prótons à síntese de ATP.

  • E.

    No início do ciclo do ácido tricarboxílico, o piruvato, que tem três átomos de carbono, reage com um ácido de três carbonos, oxaloacetato, formando o composto citrato.