Biologia Biologia Celular Bioquímica

Sobre a biologia celular e os diferentes constituintes celulares, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A membrana celular é formada por uma bicamada fosfolipídica incrustada de proteínas transmembranares e exerce um papel importante no que diz respeito à seletividade de substâncias.

  • B.

    O glicocálix apresenta porções consideradas variáveis e constantes na sua constituição: as glicoproteínas e as glicoaminoglicanas, sintetizadas pela membrana plasmática e incorporadas a ela, fazem parte da porção constante.

  • C.

    Em uma célula, a membrana plasmática, constituída de fragmentos glicídicos acrescidos às glicoproteínas e glicolipídeos, realiza as funções de proteção, obstáculo de difusão, mediação enzimática, coesão celular e inibição por contato.

  • D.

    As vesículas do retículo endoplasmático rugoso são transportadas em direção ao complexo de Golgi, onde se realizará a síntese de proteínas e de açúcares que serão posteriormente enviados aos seus destinos finais.

  • E.

    Os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, apresentam DNA próprio, RNA e ribossomos que sintetizam uma parte de suas proteínas. Eles possuem em seu interior um complexo membranoso formado por pilhas de pequenas bolsas discoidais achatadas chamadas granum, compostas por vários tilacoides.