Biologia Biologia Celular Bioquímica

Ao que se refere à determinação da atividade enzimática, coloque V para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS. A seguir, marque a alternativa que corresponda a sequência CORRETA:

( ) As velocidades das reações catalisadas por enzimas são extremamente sensíveis às alterações de temperatura. Para assegurar a exatidão, a temperatura da mistura de reação não deve desviar-se em +/- 0,1oC da temperatura atribuída.

( ) As enzimas possuem um pH ótimo para a atividade máxima. Entretanto, a seleção do pH nem sempre é crítica, pois algumas enzimas possuem um máximo de pH muito amplo, de modo que pequenas alterações no pH não mudam a atividade de forma expressiva.

( ) O plasma heparinizado geralmente é considerado uma amostra equivalente ao soro para a maioria dos analitos de rotina, o que pode ser o caso para as enzimas, especialmente, na determinação da atividade da Amilase e ALT.

( ) O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) jamais deve ser utilizado nas amostras para análise enzimática, exceto no caso da quantificação da Renina.

  • A.

    F, F, V, F.

  • B.

    F, V, F, F.

  • C.

    V, V, F, V.

  • D.

    V, V, V, F.