Biologia Biologia Celular Bioquímica

O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das fases da respiração celular. Sobre essa importante rota bioquímica, analise as afirmativas a seguir:

1. No ciclo de Krebs, o ácido pirúvico proveniente da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa pela ação da enzima piruvato desidrogenase, existente no interior das mitocôndrias eucariontes, e reage com a coenzima A (CoA), resultando acetilcoenzima A (acetilCoA) que reage com o ácido oxalacético, liberando a molécula de coenzima A, que não permanece no ciclo, formando ácido cítrico e uma molécula de gás carbônico.

2. Ao final das reações do ciclo de Krebs, o ácido oxalacético é restaurado e devolvido à matriz mitocondrial, onde estará pronto para se unir a outra molécula de acetilCoA e recomeçar o ciclo.

3. Podemos concluir que o ciclo de Krebs é uma reação anabólica, e não metabólica, porque promove a oxidação do acetilCoA, a duas moléculas de CO2, e conserva parte da energia livre dessa reação na forma de coenzimas reduzidas, que serão utilizadas na produção de ATP na fosforilação oxidativa, a última etapa da respiração celular.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.