Biologia Biologia Celular Bioquímica

Considerando que a fermentação é um processo metabólico que envolve a conversão de um açúcar (ou outra molécula orgânica) em um produto orgânico que funciona como aceptor final de elétrons, assinale a opção correta.

  • A.

    A fermentação é um processo largamente empregado pela indústria de alimentos, como, por exemplo, no uso de extrato de malte para a produção de etanol nas cervejas, leite para a produção de ácido lático presente em queijos e iogurtes e etanol para a produção de vinagres.

  • B.

    Durante os processos fermentativos, o ATP é produzido durante a conversão do ácido pirúvico com a formação dos produtos finais da fermentação (por exemplo, etanol, ácido lático, ácido propiônico).

  • C.

    Em geral, o primeiro passo da fermentação envolve a conversão de glicose em ácido pirúvico e, em seguida, as coenzimas da glicólise recebem elétrons do ácido pirúvico, levando à formação dos produtos finais da fermentação.

  • D.

    O rendimento de ATP durante a fermentação é superior ao obtido durante a respiração aeróbica, evidenciando a alta eficiência desse processo metabólico.

  • E.

    Na fermentação industrial, são utilizados principalmente protozoários como microrganismos fermentadores.