Biologia Biossegurança

Sobre o descarte de resíduos laboratoriais, analise as afirmativas abaixo:

1. São considerados resíduos perigosos, os resíduos líquidos não passíveis de tratamento convencional, resultantes da atividade industrial e do tratamento convencional de seus efluentes líquidos e gasosos que, por suas características, apresentam periculosidade efetiva e potencial à saúde humana.

2. Resíduos de alta periculosidade são os resíduos que podem causar danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado, mesmo em pequenas quantidades, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, à coleta, ao transporte, ao armazenamento, ao tratamento e à disposição. Em geral, são compostos químicos de alta persistência e baixa biodegradabilidade, alta toxidade ou reatividade.

3. Resíduos de produtos antimicrobianos, hormonais, antineoplásticos, citostáticos, imunossupressores, imunomoduladores antirretrovirais, resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório; efluentes de processamento de imagem como reveladores e fixadores, inclusive os recipientes contaminados por estes deverão sofrer tratamento e/ou recuperação e correta disposição, sendo essas de responsabilidades dos geradores.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.