Biologia Biossegurança

O uso de animais com objetivos científicos é uma prática comum; mas para que seja moralmente aceitável e apresente resultados confiáveis, é fundamental haver posturas éticas em todos os estudos com animais de experimentação.

Sobre o uso de pequenos animais em laboratório, é correto afirmar:

  • A.

    As gaiolas utilizadas na experimentação com animais convencionais de laboratório tendem a manter dimensões padronizadas. Contudo, os tamanhos das caixas e o número máximo de indivíduos por caixa não têm padrões pré-estabelecidos.

  • B.

    As gaiolas utilizadas na experimentação com animais de laboratório podem ser providas de filtros que visam proteger os humanos dos animais imunodeficientes.

  • C.

    No hamster, assim como em camundongos e ratos, injeções subcutâneas são realizadas na região ventro-lateral, na altura do quadril, ou na região das patas.

  • D.

    O animal de laboratório deve ser visto como um reagente biológico. Tudo o que o circunda, de uma ou outra forma, pode exercer influência nas características desse reagente.

  • E.

    A maioria dos roedores possui cauda, porém esta não deve ser utilizada para suspender o animal, para a contenção, evitando o desconforto desses pequenos mamíferos.