Questões de Concurso de Botânica - Biologia

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Questão 964856

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 65

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue os itens que se seguem. Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964870

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.

Os seres vivos citados no ecossistema hipotético mantêm entre si uma relação de predatismo, a qual é intraespecífica e harmônica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964871

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 80

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.

Infere-se que “a dispersão de genes” mencionada no texto pode ocorrer por transferência dos genes das plantas geneticamente modificadas para outras espécies por meio de reprodução assexuada.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 939973

Corpo de Bombeiro Militar - AL (CBM/AL) 2017

Cargo: Soldado Combatente / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência os versos acima, extraídos da letra de uma canção que faz uma comparação rústica entre os ciclos de vida do mandacaru e do ser humano, julgue os itens subsecutivos.

Em uma das fases do seu ciclo de vida, o mandacaru desenvolve espinhos que promovem a perda excessiva de água nessa planta.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 939974

Corpo de Bombeiro Militar - AL (CBM/AL) 2017

Cargo: Soldado Combatente / Questão 115

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência os versos acima, extraídos da letra de uma canção que faz uma comparação rústica entre os ciclos de vida do mandacaru e do ser humano, julgue os itens subsecutivos.

O mandacaru é uma planta típica de biomas com climas secos e pouca disponibilidade e precipitação pluvial de água, como a Caatinga, o Cerrado e o Pampa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 939975

Corpo de Bombeiro Militar - AL (CBM/AL) 2017

Cargo: Soldado Combatente / Questão 116

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência os versos acima, extraídos da letra de uma canção que faz uma comparação rústica entre os ciclos de vida do mandacaru e do ser humano, julgue os itens subsecutivos.

O fragmento da canção menciona uma planta xerófita cujo nome científico é Cereus jamacaru, pertencente à família das cactáceas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 968365

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 39

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Normalmente, vamos a uma feira ou a um sacolão para comprarmos frutas, verduras e legumes. Mas, em muitos casos, a classificação popular para estes alimentos não corresponde à científica que os classifica como: legumes ou leguminosas; flores; folhas; raízes; caules; frutos; pseudofrutos e sementes. A foto ao lado mostra caules, flores, frutos, raízes, folhas, e, inclusive, um corpo de fungo filamentoso. Considerando apenas a classificação científica da botânica para as estruturas ou componentes vegetais normalmente vendidos como alimentos, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A. A couve-flor e o brócolis (inflorescências formadas por botões florais), o repolho e a couve-galega (couve de folha) são variedades da mesma espécie Brassica oleracea do mesmo gênero do nabo e da mostarda (cujas sementes são usadas como condimento).
  • B. A ervilha e o feijão em fava são exemplos de frutos do tipo legume, já o abacaxi se origina a partir do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma mesma inflorescência.
  • C. Cenoura, batata-doce, beterraba e mandioca são raízes que acumulam maiores quantidades de nutrientes no vegetal, enquanto a batata-inglesa e o inhame são caules do tipo tubérculo.
  • D. Quiabo, tomate, abóbora, azeitonas e nozes são frutos com semente, o caju para suco e a banana- prata são frutos sem semente, e a parte comestível do morango é uma infrutescência.
  • E. São exemplos de bulbo a cebola, composta de uma pequena parte mais dura em sua base, que corresponde ao caule e uma parte maior branca, formada pela sobreposição de estruturas foliares, enquanto a cabeça-de-alho é composta por vários bulbos.

Questão 968372

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 46

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Membros do reino vegetal conquistaram a terra e evoluíram. O esquema abaixo representa relações filogenéticas entre as algas carofíceas e quatro grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado (I, II, III e IV) indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos que estão representados nos ramos adiante desse círculo, durante o tempo evolutivo indicado.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A. A aquisição representada pelo círculo II pode ser o surgimento de reprodução com alternância de gerações com predominância da fase gametofítica diploide, pois só ocorre fase esporofítica haploide.
  • B. A aquisição representada pelo círculo II poderia ser surgimento de vasos condutores, como por exemplo o xilema, capazes de conduzir água e sais minerais das raízes até as folhas, sendo essas estruturas presentes somente a partir das pteridófitas.
  • C. As Briófitas apresentam poucas espécies aquáticas e nenhuma marinha e, juntamente com as pteridófitas, dependem da água para a reprodução.
  • D. Nas angiospermas, a reprodução sexuada com predominância da fase diploide como também ocorre nas gimnospermas, o círculo IV pode representar o aparecimento de frutos que abrigam e protegem uma ou mais sementes.
  • E. O círculo III pode ser a capacidade de produzir sementes que conferem ao embrião maior proteção e capacidade de sobrevivência além de reserva nutritiva a ser utilizada durante a germinação.

Questão 841814

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Ciências / Questão 33

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao ciclo reprodutivo dos musgos verdadeiros, um dos representantes das briófitas, os números I e II da figura precedente correspondem, respectivamente,

  • A. aos gametângios e ao esporófito.
  • B. ao gametófito e à cápsula.
  • C. ao anterozoide e à oosfera.
  • D. ao rizoide e ao esporófito.
  • E. ao gametófito e ao esporófito.

Questão 871810

Secretaria de Estado da Gestão e Previdência - MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Ambiental - Área Biólogo / Questão 23

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um diagnóstico ambiental realizado em três fragmentos florestais (A, B e C) resultou nas informações constantes abaixo.

O fragmento mais adequado para o estabelecimento de uma unidade de conservação ambiental é o

  • A. B devido, preponderantemente, ao fato de não contar com a presença de espécies exóticas.
  • B. A devido à maior área e número de espécies em comparação aos outros dois fragmentos florestais.
  • C. B devido ao baixo grau de isolamento e menor efeito de borda, apesar da menor área e riqueza que o A.
  • D. A devido à maior área que compensa o fato de ocorrerem espécies exóticas e o grau médio de isolamento.
  • E. C devido à riqueza relativamente alta e ao efeito de borda mais baixo em função de sua forma quase circular.