Biologia Botânica

Há quatro filos de gimnospermas com representantes vivos: Cycadophyta, Ginkgophyta, Coniferophyta e Gnetophyta. O nome gimnosperma, que significa literalmente “semente nua”, aponta para uma das principais características das plantas que pertencem a um dos quatro filos, ou seja, que seus óvulos e sementes são expostos na superfície de esporófilos e estruturas análogas.

Escolha a alternativa correta sobre as gimnospermas.

  • A.

    Os grãos de pólen são liberados em enormes quantidades e a polinização é exclusivamente do tipo anemofilia.

  • B.

    Com 5.500 espécies dispersas por vários biomas do mundo, o filo Coniferophyta é, de longe, o filo mais numeroso de gimnospermas. As coníferas incluem os pinheiros, sequóias e abetos.

  • C.

    Todas as sementes de gimnospermas consistem em um envoltório derivado do tegumento, um embrião e alimento armazenado. O alimento armazenado é fornecido pela fecundação dos núcleos polares do saco embrionário.

  • D.

    Nas cicadófitas, o grão de pólen libera gametas masculinos (anterozóides) multiflagelados natantes. Os gametas masculinos nadam então até o arquegônio e um deles fecunda a oosfera.

  • E.

    O gametófito feminino das gimnospermas produz apenas um arquegônio. Como resultado, apenas uma oosfera pode ser fecundada e originar somente um embrião, evitando, assim, a poliembrionia.