Biologia Botânica

O preparo do solo tem como objetivo principal a melhoria das condições físicas e químicas para garantir a brotação, o crescimento radicular e o estabelecimento da cultura em determinada área. Com base nesse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista, efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem, porém ainda pouco difundido no Brasil.

  • B.

    A calagem é a alternativa mais viável para a correção da acidez do solo e suprimento dos nutrientes cálcio e magnésio, mas não é eficiente para diminuir a toxidade de alumínio no solo.

  • C.

    O cultivo mínimo no preparo do solo é indicado para locais onde se verifica forte compactação, problemas com barreiras químicas, que necessitariam de calagem e gessagem, ou a existência de pragas de solo.

  • D.

    Um dos cuidados que devem ser observados no preparo convencional do solo é quanto à utilização constante de um mesmo tipo de equipamento, que trabalha sempre em uma mesma profundidade, como a grade pesada, pois estas podem provocar a compactação do solo logo abaixo da camada preparada.