Biologia Biologia Celular Citologia

A fertilização humana in vitro marcou o início de uma era de extraordinário progresso no entendimento e tratamento dos problemas relacionados à fertilidade humana. Chama-se fertilização ou fecundação ao processo em que o espermatozoide penetra no ovócito, ocorrendo a fusão dos gametas para, em seguida, formar uma nova célula diploide, o zigoto. Este zigoto inicia uma série de divisões mitóticas para futuramente dar origem ao novo indivíduo. Quanto às divisões celulares, é correto afirmar que

  • A.

    a mitose ocorre nas células das linhagens germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: mitose I e mitose II.

  • B.

    a mitose é um processo contínuo que é dividido didaticamente em três fases: intérfase, prófase e metáfase.

  • C.

    a mitose é um processo conservativo, já que, a partir de uma célula inicial, se originam duas células cromossomicamente e geneticamente idênticas.

  • D.

    células diploides (2n), durante a mitose, sofrem redução do número dos cromossomos à metade, formando células haploides (n).

  • E.

    ocorre, durante a intérfase, a condensação dos cromossomos, os homólogos se juntam formando tétrades e forma-se o fuso de divisão.