Questões de Concurso de Conservação - Biologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 871830

Secretaria de Estado da Gestão e Previdência - MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Ambiental - Área Biólogo / Questão 43

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais
  • A. 80%, em imóveis situados em área de florestas na Amazônia Legal.
  • B. 60%, em imóveis situados em área de Cerrado.
  • C. 35%, em imóveis situados em área de Campos gerais.
  • D. 40% em imóveis situados em área de Restinga.
  • E. 70%, em imóveis situados em área de Mata Atlântica.

Questão 709301

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2014 (2ª edição)

Cargo: Biólogo / Questão 100

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas informações descritas e nos conceitos de ecologia, julgue os itens subsecutivos.

Características como vigília diurna do ninho, caça noturna, hábito de esconder alimentos e consumo da presa ao longo do dia estão inter-relacionadas e podem ser explicadas pela ecologia com base em conceitos como estratégia reprodutiva, trade-off e oferta de alimentos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716724

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 115

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

A exemplo do caso descrito no texto, desenvolvimento econômico e preservação ambiental não têm, necessariamente, objetivos opostos. O uso racional da água e a substituição de agroflorestas por amplas monoculturas são objetivos comuns dos esforços ecológicos e econômicos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 645102

Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES) 2013

Cargo: Biólogo / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tudo que nos cerca, tudo que nossos sentidos podem perceber, apresenta-se incessantemente em uma admirável multiplicidade de fenômenos. Reina em todo o planeta uma atividade espantosa, porém muitas causas podem reduzir seu equilíbrio, e as relações que existem nos ambientes naturais parecem sujeitas a transformações permanentes. A partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na ecologia, o termo população foi cunhado originalmente para denotar um grupo de seres humanos, posteriormente expandiu-se para incluir todos os organismos abióticos e bióticos.

  • B.

    O termo série contínua é usado para designar a disposição de populações silvestres e suas comunidades ao longo de gradientes em ecossistemas, e o termo série desordenada é aplicado para populações ou comunidades fragmentadas que formam o efeito de borda.

  • C.

    Como assinalou Novikoff (1945), existe continuidade e descontinuidade na evolução do universo. Pode-se considerar o desenvolvimento como contínuo, porque envolve uma mudança eterna; porém também é descontínuo, uma vez que permanece em um mesmo nível de organização.

  • D.

    Para que a sociedade inicie a implementação de soluções holísticas para os problemas ambientais relacionados aos biomas e à biosfera, o nível de organização de um ecossistema deve ser a primeira preocupação.

  • E.

    Um ecossistema apresenta permanente heterogeneidade do ponto de vista topográfico, botânico e zoológico, pedológico, hidrológico e geoquímico. Do ponto de vista termodinâmico, é um sistema mutável no tempo por ser fechado.

Questão 575879

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA) 2012

Cargo: Técnico em Meio Ambiente / Questão 46

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Texto para as questões 46 e 47

A Lei n.º 9.985/2000 define unidade de conservação como o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

  • A.

    O exemplo de APA apresentado é atipicamente extenso para essa categoria de unidade de conservação, que em geral, possui dimensões reduzidas.

  • B.

    Ao contrário do que ocorre com as terras públicas, propriedades privadas localizadas em uma APA não estão sujeitas ao estabelecimento de normas para sua utilização.

  • C.

    Nas áreas de propriedade privada em uma APA, caberá ao seu proprietário o estabelecimento das condições para pesquisa e visitação, observadas as exigências e restrições legais.

  • D.

    O conselho de uma APA deve ser presidido por representante de organização da sociedade civil.

Questão 575417

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA) 2012

Cargo: Especialista em Meio Ambiente - Área Gestão Ambiental / Questão 63

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a importância de se conhecer a dinâmica natural das espécies para a recuperação de ecossistemas degradados, assinale a opção correta.

  • A.

    A sucessão ecológica, por envolver poucas variáveis, é considerada um processo simples e de fácil aplicação.

  • B.

    Utiliza-se a técnica de poleiros artificiais na restauração de áreas degradadas para atrair aves dispersoras naturais de sementes.

  • C.

    Quanto à sucessão ecológica, as espécies podem ser classificadas em pioneiras, secundárias e invasoras.

  • D.

    Os modelos tradicionais de recuperação de áreas degradadas têm como base o plantio de mudas na área de acordo com critérios como regeneração natural e interações entre espécies.

Questão 575421

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA) 2012

Cargo: Especialista em Meio Ambiente - Área Gestão Ambiental / Questão 64

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

De acordo com o novo Código Florestal Brasileiro, áreas de preservação permanente (APP) são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Acerca da intervenção ou supressão de vegetação em APP, assinale a opção correta.

  • A.

    Somente as secretarias do meio ambiente podem autorizar intervenção em APP.

  • B.

    A intervenção ou a supressão de vegetação em APP pode ser autorizada quando a atividade a ser desenvolvida na área for de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.

  • C.

    A autorização para a intervenção em APP para extração de substâncias minerais independe da realização de estudo e elaboração de relatório de impacto ambiental.

  • D.

    As forças armadas têm de ter licença para desenvolver atividades que impliquem intervenção ou supressão de vegetação em APP.

Questão 575422

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA) 2012

Cargo: Especialista em Meio Ambiente - Área Gestão Ambiental / Questão 65

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O manejo adequado de ecossistemas é uma importante estratégia de conservação da biodiversidade, pois, diferentemente do manejo tradicional, cujo foco é a conservação de uma espécie ou recurso natural isolado, caracteriza-se pela análise do recurso natural dentro de sua população ou comunidade. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As invasões de espécies exóticas — plantas, animais e microrganismos — causam danos significantes à biodiversidade de ecossistemas naturais, mas não oferecem riscos à saúde humana.

  • B.

    Os corredores ecológicos, mesmo tendo como objetivo evitar a fragmentação de forma definitiva de remanescentes de ecossistemas naturais por meio da criação de corredores de vegetação entre eles, não são considerados medidas de conservação de espécies, dado seu alcance limitado.

  • C.

    A criação de unidades de conservação, a fiscalização e as atividades de pesquisa no ecossistema manejado, diferentemente das atividades de ecoturismo, constituem medidas de conservação de espécies.

  • D.

    O defeso consiste em importante medida de proteção da piracema, adotada com o objetivo de coibir a pesca predatória durante esse período.

Questão 575427

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA) 2012

Cargo: Especialista em Meio Ambiente - Área Gestão Ambiental / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

  • A.

    As áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade devem ser criadas por meio de simples portaria ministerial, entendendo-se por biodiversidade, a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

  • B.

    A biodiversidade ainda carece de um conceito jurídico definido e, por não representar uma fonte de divisas significativas para o país, como é o caso do turismo, é um tema que passa despercebido por parte do governo, limitando-se este a promover campanhas educativas, a exemplo da campanha para a redução do desmatamento.

  • C.

    As áreas degradadas e desflorestadas são prioritárias para a conservação e utilização sustentável dos recursos provenientes da biodiversidade, pois, em razão da necessidade de recuperação de sua cobertura florística, para que se alcance o meio ambiente ecologicamente equilibrado, será possível a criação de novas formas de vida e habitats diferenciados para as espécies ameaçadas de extinção.

  • D.

    A Baía de Camamu está excluída das áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e para a repartição dos benefícios da biodiversidade devido à sua vocação prioritária ao turismo e à grande antropização do local.

Questão 575564

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA) 2012

Cargo: Especialista em Meio Ambiente - Área Meio Ambiente / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O texto acima, da década de 60/70 do século passado, ainda se mostra atual quando se trata de políticas para o desenvolvimento do campo. Acerca das atuais políticas públicas de desenvolvimento para o campo, é correto afirmar que elas

  • A.

    favorecem a manutenção e o crescimento do agronegócio intimamente ligado ao aumento da mecanização para alta produção, em detrimento da liberação de mão de obra e da exploração do meio ambiente, dinâmica desleal para o aspecto social.

  • B.

    consideram e protegem os pequenos agricultores que não acompanham o progresso tecnológico da agricultura comercial de grande escala para que eles não precisem se agregar aos grandes latifúndios.

  • C.

    investem significativamente em educação para que os trabalhadores rurais não se direcionem para o meio urbano sem a qualificação necessária, incrementando a diferenciação, ou melhor, a exclusão social, característica do inchaço urbano.

  • D.

    incentivam e subsidiam novas formas de utilização do território, consideram prioritária a diversidade de realidades existentes no campo para os investimentos econômicos e eliminam gradativamente as diferenças no meio rural.