Biologia Ecologia Conservação

O manejo adequado de ecossistemas é uma importante estratégia de conservação da biodiversidade, pois, diferentemente do manejo tradicional, cujo foco é a conservação de uma espécie ou recurso natural isolado, caracteriza-se pela análise do recurso natural dentro de sua população ou comunidade. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As invasões de espécies exóticas — plantas, animais e microrganismos — causam danos significantes à biodiversidade de ecossistemas naturais, mas não oferecem riscos à saúde humana.

  • B.

    Os corredores ecológicos, mesmo tendo como objetivo evitar a fragmentação de forma definitiva de remanescentes de ecossistemas naturais por meio da criação de corredores de vegetação entre eles, não são considerados medidas de conservação de espécies, dado seu alcance limitado.

  • C.

    A criação de unidades de conservação, a fiscalização e as atividades de pesquisa no ecossistema manejado, diferentemente das atividades de ecoturismo, constituem medidas de conservação de espécies.

  • D.

    O defeso consiste em importante medida de proteção da piracema, adotada com o objetivo de coibir a pesca predatória durante esse período.