Biologia Ecologia Conservação

O texto acima, da década de 60/70 do século passado, ainda se mostra atual quando se trata de políticas para o desenvolvimento do campo. Acerca das atuais políticas públicas de desenvolvimento para o campo, é correto afirmar que elas

  • A.

    favorecem a manutenção e o crescimento do agronegócio intimamente ligado ao aumento da mecanização para alta produção, em detrimento da liberação de mão de obra e da exploração do meio ambiente, dinâmica desleal para o aspecto social.

  • B.

    consideram e protegem os pequenos agricultores que não acompanham o progresso tecnológico da agricultura comercial de grande escala para que eles não precisem se agregar aos grandes latifúndios.

  • C.

    investem significativamente em educação para que os trabalhadores rurais não se direcionem para o meio urbano sem a qualificação necessária, incrementando a diferenciação, ou melhor, a exclusão social, característica do inchaço urbano.

  • D.

    incentivam e subsidiam novas formas de utilização do território, consideram prioritária a diversidade de realidades existentes no campo para os investimentos econômicos e eliminam gradativamente as diferenças no meio rural.