Biologia Ecologia Ecologia de populações

A história física da Terra acompanhou-se de consideráveis modificações na temperatura, na composição química e na estrutura da superfície da mesma. É, pois, natural que todas as mudanças ocorridas nesse meio, ao longo do tempo, e todas as diversificações geográficas se traduzissem também por mudanças nos próprios organismos vivos. O estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente é muito abrangente, envolvendo diversos ramos do conhecimento. Sobre esse assunto assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Denomina-se “comunidade biótica” o conjunto de representantes da mesma espécie que vivem em determinadas áreas geográficas.

  • B.

    As relações alimentares de um ecossistema, se observadas em conjunto, formam uma cadeia alimentar, tendo como base os consumidores.

  • C.

    Entre os vários efeitos positivos da temperatura do solo, durante a queimada, é a reciclagem de parte dos microorganismos de solo, importantes nos processos de síntese e degradação da matéria orgânica.

  • D.

    Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de migrar e assim aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.

  • E.

    Comunidade clímax é aquela capaz de perdurar indefinidamente, enquanto permanecerem aquelas condições ambientais nas quais se originou, pelo fenômeno da sucessão ecológica.