Biologia Ecologia Ecologia de populações

Em diferentes regiões da Floresta Atlântica, foram acompanhadas, ao longo de 80 anos, duas populações de jaguatiricas, com 60 indivíduos cada. Na figura abaixo, A representa uma população numa região pouco alterada por atividades antropogênicas, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, ao sul do estado de São Paulo; B representa uma população numa paisagem tipicamente fragmentada onde a floresta original foi desmatada para atividades agrícolas, no estado do Paraná. C representa o efeito da introdução, em B, de dois novos indivíduos provenientes de jardim zoológico, a cada geração.

Com base nesses dados, é correto afirmar:

  • A.

    As populações A e B podem ser consideradas populações mínimas viáveis, pois não houve declínio no número total de indivíduos durante o período observado.

  • B.

    A reintrodução de indivíduos em populações com baixa variabilidade genética pode ser uma estratégia eficaz no manejo de populações em ambientes altamente fragmentados.

  • C.

    A população B teve um declínio de mais da metade dos indivíduos iniciais, portanto, perdeu sua capacidade de sustentação no ambiente.

  • D.

    O maior problema da população B, apontado nesta questão, é a falta de recursos alimentares decorrente da fragmentação de seu habitat.

  • E.

    Um manejo necessário à população A seria a instalação de corredores ecológicos florestais para que pudesse aumentar seu fluxo, uma vez que este é muito baixo.