Biologia Ecologia Ecologia de populações

O tamanho da população humana passou da marca de 7 bilhões em outubro de 2011, segundo a ONU. O crescimento da população humana nos últimos 10.000 anos, desde o advento da agricultura, tem sido um dos mais significativos desenvolvimentos ecológicos na história da terra. Uma população cresce em proporção a seu tamanho. Assim, uma população que cresce numa taxa per capta constante se expande cada vez mais rápido à medida que o número de indivíduos aumenta.

Assim sendo, marque a alternativa correta sobre crescimento e regulação populacional:

  • A.

    As populações crescem por adição porque os indivíduos recém nascidos crescem para também se reproduzirem.

  • B.

    Uma população na qual as taxas de natalidade e mortalidade não mudam ao longo do tempo assume uma distribuição etária instável.

  • C.

    A incongruência entre o potencial de todas as populações para o rápido crescimento e a relativa constância de seus tamanhos por longos períodos indicam que fatores extrínsecos aumentam o crescimento da população à medida que seu tamanho aumenta.

  • D.

    Em algumas espécies, as taxas de crescimento populacional per capta aumentam nas populações menores porque os indivíduos dominantes encontram mais parceiros ou porque possuem alta diversidade genética.

  • E.

    As plantas usualmente respondem às altas densidades populacionais na forma de um crescimento mais lento e reprodução reduzida, assim como uma sobrevivência também reduzida.