Biologia Ecologia

O tucunaré, saboroso peixe da Amazônia, é o alvo predileto dos traficantes da pesca esportiva. Em razão dessa preferência, ele foi transportado dos rios do norte do país para se reproduzir em outras regiões, como o Pantanal e represas do Paraná. O resultado foi bom para os pescadores, mas desastroso para o meio ambiente. Animal de grande porte, o tucunaré passou de caça a caçador e está devorando pequenos peixes e camarões. Uma prova do desequilíbrio ecológico foi constatada em um lago do Paraná, onde populações de mais de 20 espécies foram reduzidas depois da chegada do predador. O problema é grave.

Veja, n.º 44, 1988, p. 87 (com adaptações).

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

I Ao ser introduzido em regiões diferentes daquela em que vivia, o tucunaré passou a ocupar um nicho ecológico diferente daquele que ocupava anteriormente.

II A convenção sobre diversidade biológica determina que os países signatários evitem situações como as descritas no texto acima.

III As informações do texto permitem inferir que as espécies cujas populações foram reduzidas após a introdução do tucunaré não eram alvo de predação por nenhuma espécie antes de sua introdução.

IV A introdução de espécies, como a descrita no texto, tende a aumentar a diversidade de espécies em um ambiente, tornando as teias alimentares mais complexas a longo prazo.

Estão certos apenas o itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.