Biologia Ecologia

Considere que um empreendedor pretendia instalar uma pequena central hidrelétrica (PCH) em determinada região, conforme ilustra o mapa abaixo. O Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) elaborado por uma empresa de consultoria ambiental mostrou que o empreendimento iria inundar o fragmento florestal 3. O EIA também mostrou que todos os fragmentos possuem fauna e flora ricas e dependentes de ambientes florestais. Como medida mitigadora do impacto ambiental a ser causado pelo empreendimento, a empresa sugeriu a implantação de uma área de reflorestamento, além da translocação de algumas espécies de vertebrados para os fragmentos florestais 1 e 2. Cabe pontuar que a matriz paisagística na qual os fragmentos florestais e a área de reflorestamento estão inseridos é composta por pasto.

Com relação à situação hipotética descrita e considerando os conceitos de biologia da conservação, ecologia da paisagem, limnologia e restauração, julgue os itens subsequentes.

Espera-se que a comunidade bentônica das cabeceiras dos rios que banham os fragmentos 1 e 2 seja composta por uma maior abundância de invertebrados filtradores (ex.: moluscos bivalves) que aquela que habita a calha central desses rios.

  • C. Certo
  • E. Errado