Biologia Ecologia

A estrutura de uma comunidade florestal, as funções dos ecossistemas naturais e os mecanismos de regulação das populações são exemplos de conceitos básicos de ecologia que são necessários para entender a dinâmica, a eficiência e a produtividade de um ecossistema florestal. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

  • A.

    A estrutura trófica pode ser dividida em vertical e horizontal, quando as espécies que compõem essa estrutura têm formas semelhantes de crescimento, e assumem nomes mais gerais como capoeiras ou florestas.

  • B.

    A sucessão florestal, apesar de ser um processo importante no desenvolvimento de florestas, não faz parte dos mecanismos de recuperação após distúrbios ou perturbações que modificam a estrutura e o funcionamento do ecossistema.

  • C.

    O movimento dos nutrientes nos ecossistemas está associado ao fluxo de energia, mas, enquanto este flui em uma direção, os nutrientes se movem em ciclos, mudando continuamente de forma e necessitando da ajuda de organismos para desenvolver seus ciclos.

  • D.

    Um dos mecanismos de regulação de populações é o mutualismo, ou seja, quando duas espécies conseguem conviver juntas, sem interferência mútua.